Foi no passado dia 24 de dezembro que o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, esteve presente na celebração de natal da Igreja Evangélica de Sintra em Vila Verde, comunidade que está também a comemorar os 75 anos de envolvimento na vida social no município de Sintra. Foi um dia histórico, uma vez que foi a primeira vez que um Chefe de Estado Português visitou uma Igreja Evangélica e assistiu ao respetivo culto.
Como o próprio Presidente da República referiu em entrevista ao programa “Luz das Nações” da AEP, sentia-se em falta para com a comunidade evangélica por ainda não a ter visitado pessoalmente, sobretudo num tempo como este em que também se comemoraram os 500 anos da Reforma Protestante. Então, não haveria melhor oportunidade do que esta: a celebração do Natal. A propósito, Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou ainda o seguinte: “Os evangélicos têm um papel muito importante na comunidade em geral, na comunidade portuguesa em particular. Eu cá estou como presidente da república a agradecer esse papel. Porque contribuem, através do seu exemplo e testemunho, para o enriquecimento daquilo que é fundamental entre os portugueses que é a fraternidade, a solidariedade, o sentido comunitário uns para com os outros, e disso faz-se também aquilo que somos como Portugal”.
Também Vera Jardim, Presidente da Comissão para a Liberdade Religiosa esteve presente neste culto e afirmou o seguinte: “Acho que é uma obrigação por um lado e um prazer por outro estar presente em todas as comunidades que me convidam (…) Em especial, naturalmente, na comunidade evangélica que tem um peso especial em Portugal, através da Aliança e não só, em todo o mundo evangélico. É um dia histórico para esta comunidade que é a presença do Senhor Presidente da República”.
A Aliança Evangélica representa em Portugal (segundo dados da Universidade Católica) 400 000 fiéis entre portugueses e residentes. Estes fazem parte dos 600 milhões que em todo o mundo são representados pela Aliança Evangélica Mundial. Segundo António Calaim, Presidente da AEP e também membro desta Comunidade em Vila Verde, “damos muitas Graças a Deus pelo empenho de Vossa Excelência, dedicação e sensibilidade, sem dúvida alicerçados nas Escrituras e na revelação divina. A presença de Vossa Excelência junto das vítimas dos incêndios que lavraram e ceifaram mais de uma centena de pessoas foi e está a ser um conforto, exemplo e solução”.
O culto contou, como habitual, com música de louvor, participação das crianças da igreja, oração e ainda uma mensagem inspiradora sobre o nascimento de Jesus.
À saída, depois de assinar o Livro de Honra e receber algumas lembranças de diferentes entidades representativas do concelho, Marcelo Rebelo de Sousa confessou que saía daquele lugar “com o coração cheio”. E deixou ainda uma mensagem de ânimo e esperança para 2018.
A reportagem desta visita especial do Presidente da República pode ser vista no programa “Luz das Nações” da AEP na RTP2, no próximo dia 9 de janeiro, por volta das 15h. Entretanto, aqui fica um excerto deste encontro memorável, que está também disponível em www.aliancaevangelica.pt e na nossa página do facebook.
Autoria: Sara Narciso – Assessoria de Comunicação da AEP