• Siga-nos nas redes sociais

Mulheres

Um espaço com textos quinzenais de diferentes autoras diretamente para nós: mulheres!
1048 862 Aliança Evangélica Portuguesa

Dissipar a solidão

Era uma pequena aldeia, situada entre duas ribeiras, envolvida por belas paisagens e terrenos férteis, de vinhas, oliveiras e amendoeiras. Contudo, havia uma característica que a distinguia de todas as outras aldeias portuguesas: tinha apenas um habitante. Ao longos dos anos, as famílias que ali residiam tinham-se mudando para outras localidades, talvez profissionalmente mais promissoras.…

ler mais
1000 668 Aliança Evangélica Portuguesa

Batem à porta. Quem será?

Tocavam à campainha da nossa casa com muita frequência. Eram os nossos amigos, os conhecidos e, tantas vezes, pessoas que precisavam de desabafar os seus problemas e ouvir conselhos e palavras de ânimo. No seu ministério pastoral os meus pais as recebiam, escutavam, conversavam, disponibilizavam o telefone, enfim, quantas vezes recebiam crianças enquanto os pais…

ler mais
737 491 Aliança Evangélica Portuguesa

Momentos Preciosos

Dei comigo a caminhar para o refeitório, pensativa. Estava numa Conferência, a que tinha vindo com muitos outros jovens como eu, num ambiente tranquilo e animado de Verão, e reflectia sobre aquilo que ouvira na sessão da manhã. O orador acabara de nos deixar um convite que tinha tanto de inesperado como de aliciante. Dissera…

ler mais
960 640 Aliança Evangélica Portuguesa

As artesãs do tabernáculo

No livro de Êxodo, nos capítulos 31 e 35, encontramos o relato da projeção da construção do tabernáculo, que é extraordinário. Convido-a a fazer uma leitura atenta dele e certamente será abençoada. Por vezes estes capítulos passam-nos um pouco ao lado porque a distância cultural dificulta a nossa perceção. No entanto, este é um texto…

ler mais
740 493 Aliança Evangélica Portuguesa

LEMBRAR UM AMIGO

Aquele foi um dia extraordinário: o homem saiu da prisão! Imagino-o a correr pela estrada, de novo, e a sensação de liberdade a envolvê-lo, num conforto inexplicável, como uma brisa de Primavera. Abraçar a esposa e os filhos, rever amigos, voltar a dormir na sua cama, a alimentar-se melhor, num ambiente feliz… Ah, e não perdera o…

ler mais
960 488 Aliança Evangélica Portuguesa

Aproveite a oportunidade

“A vida é feita de oportunidades”, ouvimos regularmente. Até parece que vivemos meio à deriva, à espera de encontrar uma boa oportunidade, ao acaso, para alcançarmos algo que desejamos, ir a um lugar onde nunca fomos, ou adquirir um bem que de outra forma seria impossível de ter. Mas… E quando surge a oportunidade de…

ler mais
960 640 Aliança Evangélica Portuguesa

O caminho para a liberdade financeira

Há muito que a escravidão foi abolida. Contudo, há uma escravidão oculta que aflige muitas famílias: a escravidão financeira. De facto, as estatísticas são alarmantes. As finanças têm impactado os nossos relacionamentos e a nossa saúde física e mental. Com tristeza, vemos cada vez mais famílias em stress financeiro e isso tem resultado em mais…

ler mais
960 540 Aliança Evangélica Portuguesa

O quadro

Há largos anos, nos Açores, recebemos em nossa casa, num verão, dois amigos vindos de Barcelona. Foi um bom convívio. Já em casa, reformados, fomos nós a Barcelona a convite deles – cinco dias fantásticos. Não tenho jeito para desenhar, pintar, daí que gosto de apreciar o que não sei fazer. Todas as manhãs daquele…

ler mais
1486 986 Aliança Evangélica Portuguesa

CUIDAR DOS QUE CUIDAM

Quando penso neste tema penso, inevitavelmente, no cuidado que Deus teve para com as pessoas que cuidam na Bíblia. Lembro a história de Noemi, que cuidou dos seus filhos e do seu marido, e, num país estrangeiro, onde tinha procurado o pão, a felicidade, a paz… perdeu os seus amados. Com grande amargura na sua…

ler mais
427 240 Aliança Evangélica Portuguesa

O bom encontro

Ele procurava alguém que não conhecia. Na verdade, nunca lhe vira o rosto, não sabia o nome, a morada ou mesmo a profissão. Sabia apenas que era uma mulher, que ele acreditava que existia numa determinada terra e que iria encontrar. Tratava-se de uma situação delicada e incomum, de facto. Da parte da tarde, quando chegou a Naor,…

ler mais
1480 986 Aliança Evangélica Portuguesa

Ele não se importa de esperar

Falava, há dias, com um homem que está a esforçar-se por dar um outro sentido à sua vida. Prepara-se para iniciar um programa em comunidade terapêutica, face ao quadro de consumo de estupefacientes que o tem dominado e empobrecido. Já anos antes deixara as “drogas” e conseguira inserir-se ao nível familiar e profissional. Agora, recaíra.…

ler mais
960 477 Aliança Evangélica Portuguesa

Proteger o coração

Este tema tem sido alvo de muitos comentários, avisos, a fim de percebermos se nós ou alguém perto, pode socorrer ou ser socorrido no caso de um acidente cardiovascular, já que o coração é um dos órgãos do nosso corpo que mais deve ser vigiado e cuidado. Também devemos guardar o nosso coração de grandes…

ler mais
1535 1008 Aliança Evangélica Portuguesa

O Dia Internacional da Mulher é uma boa oportunidade para oferecer esperança e futuro

Nova York, NY – 7 de março de 2022   No Dia Internacional da Mulher, nesta terça-feira, 8 de março, somos chamados a reconhecer e a apreciar a contribuição e o valor de mulheres e meninas, e a ser lembrados de quão longe ainda temos que ir até que possamos alcançar a igualdade. As mulheres…

ler mais
956 638 Aliança Evangélica Portuguesa

Escutar o nosso corpo

Era uma sala confortável, acolhedora. Em torno das mesas redondas, decoradas com gosto, mulheres de diferentes idades ouviam-me atentamente, naquela tarde, enquanto partilhava com elas algumas ideias sobre o tema que me havia sido proposto. Depois, foi altura de termos o anunciado chá com bolinhos. O dia estava frio e aquela bebida quente e aromática soube-me muito…

ler mais
895 720 Aliança Evangélica Portuguesa

Levantemo-nos e edifiquemos

As imensas torres do World Trade Center, conhecidas como torres gémeas, desmoronaram-se como se de um castelo de cartas se tratasse. Eram torres imensas, preparadas até para muitos embates… Contudo, pequenos pormenores na tecnologia de ponta foram descurados e a tragédia aconteceu. Dizem os entendidos que os embates poderiam ter causado vítimas, muitas, mas o…

ler mais
526 706 Aliança Evangélica Portuguesa

Acima da Covid

“Boa tarde. É a mãe da Melissa?” “Sim, sou.” No écran rectangular do telemóvel vejo o rosto de uma enfermeira, coberto por uma máscara, uma viseira e uma touca. Entendo logo que é do Hospital onde a nossa filha mais nova está internada. Ali fomos numa madrugada, dias antes, porque ela tinha tosse, febre, um nível…

ler mais
956 637 Aliança Evangélica Portuguesa

A graça comum

Há dias, nas minhas leituras bíblicas diárias, cruzei-me, num comentário bíblico, com este conceito: “graça comum”. Neste momento estou a ler a paráfrase da Bíblia “A Mensagem” e Eugene Peterson, o autor, apresenta este conceito. A verdade é que vivemos numa era de eventos, de grandes acontecimentos, da visibilidade, das celebridades, do impacto, do relevante,…

ler mais
960 702 Aliança Evangélica Portuguesa

O número do Natal

Recordo-me bem da altura em que aprendi a escrever o número 1. Foi o meu pai que me ensinou, teria eu uns 4 ou 5 anos. Ele escrevia-o lentamente, fazendo deslizar o lápis, enquanto dizia, com carinho: “É assim, filha: para cima e para baixo”. Depois era a minha vez de escrever e, pela minha…

ler mais
960 640 Aliança Evangélica Portuguesa

Ter mais uma filha… Que tal?

Estaciono o carro junto àquele edifício de cor branca. Dentro de mim antecipo já o bem-estar que ali me será proporcionado. Marquei o tratamento para as 10 horas e ali estou, a tempo. Entro, e deixo-me envolver pelo ar fresco do ar condicionado, que alivia o calor forte desta zona do Texas. Ela vem ao…

ler mais
960 709 Aliança Evangélica Portuguesa

Não foi por acaso

Eram 12.30h e, à janela do escritório, eu vi um carro a parar em cima do passeio, junto ao portão do meu local de trabalho. Do banco da frente, saiu uma mulher ainda nova, na casa dos 30 e poucos anos, a chorar e, cambaleando, sentou-se no chão, encostada ao muro. Logo de seguida, a…

ler mais
error: Conteúdo Protegido!