• Siga-nos nas redes sociais

Mulheres

Um espaço com textos quinzenais de diferentes autoras diretamente para nós: mulheres!
660 490 Aliança Evangélica Portuguesa

O molotov, eu e Deus!

Um dia quis fazer um pudim molotov e pedi a receita a uma amiga. Ela disse-me que não era fácil de fazer porque implicava seguir à risca um processo e se, em algum dos momentos, tal não acontecesse, eu não conseguiria fazê-lo! Requeria, sobretudo, tempo e paciência! E também me disse para não desistir, mesmo…

ler mais
2560 1536 Aliança Evangélica Portuguesa

NO TEMPO CERTO…

Escreve o sábio no livro de Eclesiastes (3:1,2): “Tudo tem o seu tempo determinado e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou…” Estou, neste momento, debaixo de um castanheiro. É Outubro e os ouriços…

ler mais
960 640 Aliança Evangélica Portuguesa

Depois do divórcio

Não foi o que desejou. Não fez parte dos seus alvos ou anseios. Contudo, o divórcio aconteceu. E essa é agora a realidade, por sua iniciativa ou vendo-se na necessidade de viver a decisão do seu ex-cônjuge, uma vez que para acontecer um casamento são precisas duas pessoas mas para acontecer um divórcio basta uma…

ler mais
960 640 Aliança Evangélica Portuguesa

A vida numa palavra

A vida tem o seu jeito de nos levar a reflectir sobre ela, seja pela nossa própria personalidade, as circunstâncias pelas quais passamos ou as pessoas com quem nos cruzamos. Essa reflexão pode, no sentido positivo, ajudar-nos a orientar ou a focar de novo a nossa existência, tal qual uma bússola. Nos últimos anos, e…

ler mais
960 540 Aliança Evangélica Portuguesa

LUTO E RESILIÊNCIA

Este é um tema muito difícil de ser abordado, pois fujimos até sermos confrontados com esta triste realidade. Como diz a famosa música de Gonzaguinha: “Ninguém quer a morte, só saúde e sorte!”. Mas o Brasil está passando por um luto coletivo. No momento em que escrevo, já são cerca de 138.000 mortes. Trata-se também…

ler mais
626 417 Aliança Evangélica Portuguesa

TEMOS OUSADIA?

De vez em quando, o Senhor faz-me parar em algum ponto da passagem que estou a ler. Há algum tempo, ao ler o versículo 12 do capítulo 3 de Efésios, parei nas palavras “ousadia” e “confiança”. «No qual temos ousadia e acesso com confiança, pela nossa fé n’Ele.» Em Cristo, por causa da obra da…

ler mais
960 640 Aliança Evangélica Portuguesa

5 mitos sobre a solidão

Se há fenómeno sobre o qual devemos falar neste tempo é a solidão. Para muitos, e à primeira vista, a solidão pode ser pensada como aquela situação em que uma pessoa (1), singular, não tem com quem partilhar a vida, falar ou para ser sua companhia. Contudo, se a solidão fosse isto “simplesmente”, e não…

ler mais
960 640 Aliança Evangélica Portuguesa

Ajuda-me, Deus!

Há uma memória que me acompanha e da qual me lembro muitas vezes sempre que alguém diz que não crê em Deus. Por mais estranho que possa parecer, essa memória aconteceu na maternidade onde nasceram os meus filhos, nos Açores. Naquele lugar, ouvi várias mulheres clamar pelo nome de Deus, enquanto sofriam as terríveis dores…

ler mais
626 442 Aliança Evangélica Portuguesa

CONVERSA NO APRISCO

Aninhadas no calor e no conforto do redil, as ovelhas saboreiam uma noite de descanso. Bem alimentadas pelas ervas tenras e saborosas dos campos, sentem-se confortáveis e seguras. Uma vez por outra, ouvem o uivar de lobos, que vagueiam pela serra. É assustador mas nem tanto assim. Sabem onde estão e a quem pertencem. A…

ler mais
960 720 Aliança Evangélica Portuguesa

Não: a palavra que liberta

Para ser reconhecidas e valorizadas, procuramos agradar às pessoas, atendendo às suas solicitações em detrimento dos nossos anseios pessoais. Como não sabemos respeitar-nos, colocar limites e fazer-nos respeitar, temos medo de nos relacionarmos e sermos invadidas, usadas, abusadas. Nascer de novo é reconstruir a nossa autoestima no fundamento do amor incondicional de Deus que nos…

ler mais
960 720 Aliança Evangélica Portuguesa

Não nos cansemos de fazer o bem

Era um dia de semana, eu era recém-casada e estava há sensivelmente há três meses na Guiné-Bissau. Lembro-me como se fosse hoje, pois foi a primeira vez que me aventurei a ir ao mercado sózinha (sem o meu marido). Não conseguia comunicar em crioulo, embora tivesse nascido na Guiné, pois o facto de ter vindo…

ler mais
1422 948 Aliança Evangélica Portuguesa

Dicas para poupar

Em qualquer situação, precisamos de aprender a poupar. Podemos ganhar mais ou menos, mas há que ter a noção que o dinheiro não é eterno. Assim, pensei recolher uma série de dicas de poupança que possam, de forma prática, ser úteis a todas nós. Porque “Qual de vocês, se quiser construir uma torre, primeiro não…

ler mais
626 417 Aliança Evangélica Portuguesa

A Pandemia do Amor

Há pouco mais de dois mil anos um vírus até então desconhecido invadiu a humanidade. Esse vírus não foi originado na China, mas lá em Nazaré, um vilarejo de gente humilde. O principal agente transmissor foi um homem simples e de poucos recursos, que andava entre os excluídos da sociedade. Esse agente, que carregava o…

ler mais
626 345 Aliança Evangélica Portuguesa

O DOCE SABOR DA VIDA ETERNA

Houve um período na minha vida em que eu tive de aprender a depender totalmente de Deus, a nível financeiro. Havia escassez de alimentos em casa e eu trabalhava numa pequena mercearia, onde a probabilidade de receber um ordenado completo a tempo e horas era muito remota. Eu ganhava um pouco menos que o salário…

ler mais
956 635 Aliança Evangélica Portuguesa

PACIÊNCIA DE JOB

Ao falar com alguém recentemente sobre como enfrentamos a adversidade na vida, a figura de Job e as variadas questões que o relato bíblico levantam vieram à tona. O povo português, com os seus muitos provérbios populares, refere-se geralmente a Job quando quer qualificar a paciência, ou a falta dela, de alguém. E talvez perante…

ler mais
955 635 Aliança Evangélica Portuguesa

Consumo, em tempo de pandemia

Nos últimos tempos, devido à pandemia pela qual o mundo está a passar, muito se tem falado sobre quão benéfica tem sido essa paragem forçada para refletirmos acerca de como estávamos a levar as nossas vidas, rever as nossas prioridades e refazermos a rota. Voltar à vida como levávamos antes, já não será possível. O…

ler mais
626 417 Aliança Evangélica Portuguesa

Avós e netos, em tempo de pandemia

“O maior orgulho e alegria para os velhos são os seus netos;” (Provérbios 17:6, A Bíblia Viva) Olhamos para os nossos netos e vemos o que os pais deles ainda não conseguem ver completamente: vemos a sua perfeição, a sua inteligência, perspicácia, alegria e força de viver, o reflexo dos próprios pais e o nosso…

ler mais
957 637 Aliança Evangélica Portuguesa

Mudanças necessárias!

Vivemos um tempo de grande perplexidade, medo, preocupação, privação. Como cristãos, é a oportunidade de aprofundar a nossa fé. Como Jeremias, podemos dizer: “Todavia, lembro-me também do que pode dar-me esperança: Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis. Renovam-se cada manhã; grande é a tua…

ler mais
960 638 Aliança Evangélica Portuguesa

O SENTIR DE UMA CIDADE

Como se fossemos numa viagem, ao ler a Bíblia encontramos diferentes paisagens, climas, ambientes, dinâmicas e preocupações em cidades daquele tempo. Quatro cidades Curioso é que, por vezes, também descobrimos “sentimentos” nestas cidades. É verdade, o texto refere o “pulsar do coração” desta e daquela cidade, como se de uma pessoa se tratasse. Recordemos aqui…

ler mais
947 574 Aliança Evangélica Portuguesa

Há pessoas que brilham

As vivendas davam um tom colorido ao verde que dominava a paisagem. Após a reforma, tínhamos mudado para ali, no ambiente tranquilo do campo, refrescado pelo rio Cumberland que atravessava a cidade. Era uma zona rural, no Tennessee, Estados Unidos. Recém-chegados, num domingo entrámos, pela primeira vez, numa igreja Baptista local. Diante do púlpito estava…

ler mais
error: Conteúdo Protegido!