• Siga-nos nas redes sociais

Mulheres

Um espaço com textos quinzenais de diferentes autoras diretamente para nós: mulheres!
960 720 Aliança Evangélica Portuguesa

Não: a palavra que liberta

Para ser reconhecidas e valorizadas, procuramos agradar às pessoas, atendendo às suas solicitações em detrimento dos nossos anseios pessoais. Como não sabemos respeitar-nos, colocar limites e fazer-nos respeitar, temos medo de nos relacionarmos e sermos invadidas, usadas, abusadas. Nascer de novo é reconstruir a nossa autoestima no fundamento do amor incondicional de Deus que nos…

ler mais
960 720 Aliança Evangélica Portuguesa

Não nos cansemos de fazer o bem

Era um dia de semana, eu era recém-casada e estava há sensivelmente há três meses na Guiné-Bissau. Lembro-me como se fosse hoje, pois foi a primeira vez que me aventurei a ir ao mercado sózinha (sem o meu marido). Não conseguia comunicar em crioulo, embora tivesse nascido na Guiné, pois o facto de ter vindo…

ler mais
1422 948 Aliança Evangélica Portuguesa

Dicas para poupar

Em qualquer situação, precisamos de aprender a poupar. Podemos ganhar mais ou menos, mas há que ter a noção que o dinheiro não é eterno. Assim, pensei recolher uma série de dicas de poupança que possam, de forma prática, ser úteis a todas nós. Porque “Qual de vocês, se quiser construir uma torre, primeiro não…

ler mais
626 417 Aliança Evangélica Portuguesa

A Pandemia do Amor

Há pouco mais de dois mil anos um vírus até então desconhecido invadiu a humanidade. Esse vírus não foi originado na China, mas lá em Nazaré, um vilarejo de gente humilde. O principal agente transmissor foi um homem simples e de poucos recursos, que andava entre os excluídos da sociedade. Esse agente, que carregava o…

ler mais
626 345 Aliança Evangélica Portuguesa

O DOCE SABOR DA VIDA ETERNA

Houve um período na minha vida em que eu tive de aprender a depender totalmente de Deus, a nível financeiro. Havia escassez de alimentos em casa e eu trabalhava numa pequena mercearia, onde a probabilidade de receber um ordenado completo a tempo e horas era muito remota. Eu ganhava um pouco menos que o salário…

ler mais
956 635 Aliança Evangélica Portuguesa

PACIÊNCIA DE JOB

Ao falar com alguém recentemente sobre como enfrentamos a adversidade na vida, a figura de Job e as variadas questões que o relato bíblico levantam vieram à tona. O povo português, com os seus muitos provérbios populares, refere-se geralmente a Job quando quer qualificar a paciência, ou a falta dela, de alguém. E talvez perante…

ler mais
955 635 Aliança Evangélica Portuguesa

Consumo, em tempo de pandemia

Nos últimos tempos, devido à pandemia pela qual o mundo está a passar, muito se tem falado sobre quão benéfica tem sido essa paragem forçada para refletirmos acerca de como estávamos a levar as nossas vidas, rever as nossas prioridades e refazermos a rota. Voltar à vida como levávamos antes, já não será possível. O…

ler mais
626 417 Aliança Evangélica Portuguesa

Avós e netos, em tempo de pandemia

“O maior orgulho e alegria para os velhos são os seus netos;” (Provérbios 17:6, A Bíblia Viva) Olhamos para os nossos netos e vemos o que os pais deles ainda não conseguem ver completamente: vemos a sua perfeição, a sua inteligência, perspicácia, alegria e força de viver, o reflexo dos próprios pais e o nosso…

ler mais
957 637 Aliança Evangélica Portuguesa

Mudanças necessárias!

Vivemos um tempo de grande perplexidade, medo, preocupação, privação. Como cristãos, é a oportunidade de aprofundar a nossa fé. Como Jeremias, podemos dizer: “Todavia, lembro-me também do que pode dar-me esperança: Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis. Renovam-se cada manhã; grande é a tua…

ler mais
960 638 Aliança Evangélica Portuguesa

O SENTIR DE UMA CIDADE

Como se fossemos numa viagem, ao ler a Bíblia encontramos diferentes paisagens, climas, ambientes, dinâmicas e preocupações em cidades daquele tempo. Quatro cidades Curioso é que, por vezes, também descobrimos “sentimentos” nestas cidades. É verdade, o texto refere o “pulsar do coração” desta e daquela cidade, como se de uma pessoa se tratasse. Recordemos aqui…

ler mais
947 574 Aliança Evangélica Portuguesa

Há pessoas que brilham

As vivendas davam um tom colorido ao verde que dominava a paisagem. Após a reforma, tínhamos mudado para ali, no ambiente tranquilo do campo, refrescado pelo rio Cumberland que atravessava a cidade. Era uma zona rural, no Tennessee, Estados Unidos. Recém-chegados, num domingo entrámos, pela primeira vez, numa igreja Baptista local. Diante do púlpito estava…

ler mais
956 638 Aliança Evangélica Portuguesa

Despertando a visão missionária nos nossos filhos

Despertando a visão missionária nos nossos filhos Como podemos despertar o coração dos nossos filhos para missões? Começo, partilhando um pouco da minha vida e de como o desejo de servir a Deus e alcançar os outros foi despertado. Tinha 7 anos quando compreendi que era pecadora e precisava de Jesus para me salvar do…

ler mais
959 537 Aliança Evangélica Portuguesa

Livre para vestir-se de si mesma

Que atire o primeiro cabide quem nunca ficou a olhar para o guarda-roupa sem saber o que vestir ou nunca comparou a sua roupa com as de outras pessoas ao chegar a determinado lugar, ou que  achou que deveria vestir determinada roupa porque estava “na moda”. A roupa está presente desde que o homem e…

ler mais
1024 682 Aliança Evangélica Portuguesa

Armadilhas do diálogo Homem/Mulher

Um casamento saudável não é um casamento onde não há brigas, mas onde os parceiros conhecem e praticam a arte da reconciliação através do diálogo. A paz não acontece naturalmente, a menos que um dos parceiros se tenha anulado. Quando apenas um impõe as suas necessidades e o outro se limita a supri-las, sem direito…

ler mais
1280 960 Aliança Evangélica Portuguesa

Mil e uma razões para ser voluntário

Já pensou em ser voluntário? Talvez tenha dito para si mesma: “Sim, é uma boa ideia!”, mas também pode ter pensado: “E o que é que eu ganho com isso?” Bem, de facto, existem 1001 boas razões para fazer voluntariado. Mas, afinal, o que é ser voluntário? Segundo a legislação portuguesa, ser voluntário é uma…

ler mais
800 540 Aliança Evangélica Portuguesa

Oportunidades em 2020

Um portão, uma porta, uma janela, um postigo… O que é que gostaríamos de ter diante de nós nestes próximos dias, que nos oferecesse visão ou caminho por onde seguir? O que é que esperamos encontrar ao longo do percurso que nos propõe este Novo Ano? E em que áreas da nossa vida? Naquele dia,…

ler mais
960 640 Aliança Evangélica Portuguesa

Ambiente de Natal

Ambiente de Natal Naquele dia, a cidade estremeceu com a notícia! Um homem deveras perturbado, conseguira arrastar toda a gente numa onda de indignação. Por aqui e por ali, havia muitas conversas inquietas, impregnadas de agitação e incómodo! Na verdade, o dia deveria ter sido de celebração, de festa. Era um momento único e especial…

ler mais
960 640 Aliança Evangélica Portuguesa

A Hospitalidade – Lurdes Lima Capucho

A Hospitalidade Abri cuidadosamente a toalha bordada sobre a mesa da sala. Depois alisei e ajustei. Decorei-a com um jarro de flores frescas e velas decorativas. Da cozinha, fui trazendo os pratinhos com aperitivos diversos e depois o arroz-doce polvilhado de canela que preparara na noite anterior. Também uma canja quente, acabada de fazer, aguardava os…

ler mais
960 461 Aliança Evangélica Portuguesa

A Caminhada – Cristina Frade

Uma escolha pessoal no percurso de vida Aqueles passeios matinais já faziam parte da nossa rotina familiar durante as férias na praia. A baixa-mar durante a manhã convidava-nos a percorrer o extenso areal, levando-nos a contemplar a beleza do abraço entre o céu e o mar, lá no fundo, na linha quase etérea do horizonte.…

ler mais
960 640 Aliança Evangélica Portuguesa

Viver a viuvez – Dois testemunhos

Cada dia é vivido com o Seu amparo Olho pelo retrovisor e vejo o carro da polícia com as luzes acesas. Estaciono e, com surpresa, ouço que ia a conduzir acima do limite de velocidade.  Respondo que tenho em casa o marido doente e nunca sei como o irei encontrar. Quase como quem pede desculpa,…

ler mais
error: Conteúdo Protegido!