• Siga-nos nas redes sociais

Mulheres

Um espaço com textos quinzenais de diferentes autoras diretamente para nós: mulheres!
2560 1695 Aliança Evangélica Portuguesa

Porque é que celebramos o Natal?

A pergunta que talvez devesse estar na mente de todos, neste momento, é: porque é que celebramos o Natal? Deve ser mais do que luzes brilhantes, o Pai Natal, presentes e bacalhau, certo? Na nossa casa e na nossa igreja, usamos a coroa do advento para nos ajudar a lembrar e a concentrarmo-nos na verdadeira…

ler mais
2560 1707 Aliança Evangélica Portuguesa

Natal

Neste Natal eu queriaQue toda a gente sentisse,O que seria normal:Natal não são só, com certezaMuitas prendas, muita festaSerá sim, muita alegria,Porque nos nasceu um diaUm Rei Todo-Poderoso,Sempre pronto, amoroso,Capaz de dar a sua vidaComo um vulgar salteador.Mas sendo em tudo o melhorPorque Nele não se achou engano,Morreu aceitando o danoE nos salvou por amor!…

ler mais
2560 1709 Aliança Evangélica Portuguesa

Lavar as Mãos – o valor das tradições

Marcos 7:1-23 Quando penso em lavar as mãos penso no médico húngaro Ignaz Semmelweis, nascido a 1 de julho de 1818 em Buda, (que em 1873 se reuniria a Peste nas margens ocidental e oriental do Danúbio, respetivamente, para fundar uma só cidade – Budapeste). Fez o curso de Medicina em Viena, onde começou a…

ler mais
1280 853 Aliança Evangélica Portuguesa

Em Todo o Tempo Ama o Amigo

Há amigos que são sol de pouca dura. Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades, e a amizade que antes brilhava teima em ficar apagada. Muitas vezes, nem é devido a qualquer conflito, mas, simplesmente, por falta de ação. Ou seja, por falta de dedicação. Surgem os afazeres da vida, e a amizade fica pelo caminho.…

ler mais
1280 853 Aliança Evangélica Portuguesa

O Deus Que Se Interessa

Algumas mulheres sonham com o casamento e uma família desde crianças. Outras, como eu, não pensavam muito no casamento. Algumas sonham com filhos biológicos, outras em adotar, e outras não querem ter filhos. Umas sonham em viajar a dois, outras em ficar em casa e construir um lar onde possam refugiar-se quando estão cansadas. O…

ler mais
606 685 Aliança Evangélica Portuguesa

Nem tudo é montanha, nem tudo é vale. Não está calor todos os dias, nem sempre está a chover.

Esta é forma como vejo a vida e como me tenho desenvolvido enquanto pessoa. Nascida num lar onde Deus era respeitado (talvez não de forma integral), cedo aprendi que o Deus Criador era um Deus próximo e Salvador. O Evangelho passou a fazer parte da minha vida ainda na infância, mas seria somente aos 15 anos que a minha vida passaria a fazer mais sentido. O meu encontro com o Cristo real acontece alguns meses mais tarde. Tinha a consciência que a minha salvação era uma dádiva e que a…

ler mais
2560 1706 Aliança Evangélica Portuguesa

Participação política cristã. Uma reflexão.

“O que vos vem à mente quando dizemos a palavra «política» ou «políticos»?” “Falsos!”, disse logo um dos meus colegas. Foi assim que começou o nosso curso intensivo sobre “Participação Política Cristã num Mundo Dividido.”[1] Eu cresci num contexto evangélico mais conservador onde não se falava muito sobre a relação entre a política e a…

ler mais
740 506 Aliança Evangélica Portuguesa

Nuvens de Outono

Foi vista por centenas, talvez milhares de pessoas, naquele dia. Pequena, ou assim parecia por estar lá no alto, era uma nuvem que deslizava lentamente sobre o fundo azul-claro do céu, num caminhar suave, do litoral para o interior. A única nuvem.Para a maioria das pessoas que repararam nela, nada mais era do que uma…

ler mais
1532 1146 Aliança Evangélica Portuguesa

Testemunho de vida sobre um pai

Tenho saudades do meu pai. Tenho saudades das minhas conversas com ele nas três vezes por semana que íamos juntos a Coimbra para as minhas aulas de música. Tenho saudades de quando parávamos para lanchar num café local. Ainda hoje sinto o gosto das sandes que com muito custo e com muito trabalho o meu…

ler mais
2000 2000 Aliança Evangélica Portuguesa

Estratégias para Quem Tem Filhos com PHDA

O nome comprido da Perturbação de Hiperatividade/Défice de Atenção (ou PHDA) caracteriza as suas principais facetas: a impulsividade e atividade motora excessiva (hiperatividade) e a dificuldade em suster atenção num único objetivo (défice de atenção). Devido a alterações neurocognitivas, as crianças com PHDA apresentam mais dificuldades em seguir regras/instruções, persistir numa tarefa, controlar os seus impulsos, regular emoções, são mais desorganizadas,…

ler mais
2560 1707 Aliança Evangélica Portuguesa

A Criança – o futuro da sociedade; o presente e futuro da igreja.

Chegam quase sempre com um sorriso imenso, gostam de dar abraços quentes cheios de afeto e de um modo extremamente sincero mostram os sentimentos. Gostam de brincar como ninguém, um brincar cheio de cooperação e interajuda, repleto de imaginação cheio de interações e de construção de novas relações.  As crianças cheias de afetividade, de vontades,…

ler mais
1252 818 Aliança Evangélica Portuguesa

Onde estás plantada?

Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas,…

ler mais
449 676 Aliança Evangélica Portuguesa

Sou mãe

Olá, eu sou a Talita tenho 31 anos e nasci no Brasil. Vim para Portugal com os meus pais quando eu tinha 12 anos e cá fiquei até o dia de hoje, sem nunca mais regressar, sou mais portuguesa do que brasileira. Conheci o meu marido num acampamento da COMACEP e ele desde a sua…

ler mais
450 678 Aliança Evangélica Portuguesa

A contribuição única da mulher, conforme os propósitos de Deus

Concordo com o psicólogo Paul Tournier, quando afirma, no livro “A Missão da Mulher”, que as interpretações da Bíblia feitas durante séculos exclusivamente por homens, a partir de uma perspectiva patriarcal, contribuíram para restringir a mulher ao espaço da casa. Mas Cristo não deu margem para esta discriminação. Pelo contrário, abriu espaços novos para as…

ler mais
1670 1110 Aliança Evangélica Portuguesa

Feliz Dia da Mulher!

Lembro-me das mulheres que têm feito parte da minha vida. Quando aprofundo as suas histórias vejo encanto, lágrimas muitas vezes secretas, medo, coragem e um desejo profundo de estabelecer raízes, sonhos e rosas… Foram meninas todas elas. Algumas em épocas diferentes, outras enquanto eu mesma ia compreendendo o encanto e o desafio que ser mulher…

ler mais
1004 676 Aliança Evangélica Portuguesa

O campo missionário e a enfermidade

O campo missionário e a enfermidade. Não combinam!  Afinal o campo missionário é o lugar da obediência, o lugar onde a realização do chamado acontece, onde a nação da convicção vai moldando o viver diário do missionário, marcando a identidade individual e da família.  Não combinam, porque campo missionário é sinal de trabalho, de realização…

ler mais
1600 1072 Aliança Evangélica Portuguesa

Gratidão e contentamento

Em 2024, desejo… Há um certo mistério em começar algo novo. Um misto de entusiasmo e curiosidade que nos transporta a tirarmos projetos da gaveta e em querer colocá-los em prática. Quem nunca definiu objetivos arrojados num início de um novo ano? Quem nunca disse frases como: “É neste ano que vou conseguir…”? Não é…

ler mais
928 970 Aliança Evangélica Portuguesa

Nutrição

“Além do mais, ninguém jamais odiou o seu próprio corpo, antes o alimenta e dele cuida, como também Cristo faz com a igreja.” Efésios 5:29 Cuidar faz parte de nós, segundo Aquele que foi O primeiro cuidador, e que nos criou com a responsabilidade de ser o templo do Espírito Santo. Sendo que se não…

ler mais
1036 684 Aliança Evangélica Portuguesa

Faça férias com sabedoria financeira

“Será inútil levantar cedo e dormir tarde, trabalhando arduamente por alimento. O Senhor concede o sono àqueles a quem ama. ” Salmos 127:2 As férias são momentos especiais para relaxarmos, nos divertirmos e criarmos memórias duradouras com a nossa família. No entanto, muitas vezes as férias trazem uma carga financeira pesada e uma preocupação com…

ler mais
150 150 Aliança Evangélica Portuguesa

A minha experiência nos Acampamentos da Acção Bíblica em Bias do Sul

Fiz o meu primeiro acampamento com cerca de 4 meses, no verão de 1983. Obviamente não tenho memórias desse primeiro encontro com o Centro de Retiros de Bias. Mas esse foi o primeiro de muitos que se seguiram, desde campista a voluntária, realizando as mais diversas tarefas, tais como PPTO (nome carinhosamente atribuído a quem…

ler mais
error: Conteúdo Protegido!