No âmbito do Dia Mundial dos Refugiados, 20 de Junho, partilhamos aqui um pequeno testemunho de alguém que acompanha de perto alguns refugiados e requerentes de asilo:
“Estou a acompanhar diversas pessoas refugiadas e requerentes de asilo, oriundas de países fechados. Vários tornaram-se cristãos durante o seu percurso de fuga. De facto, vemos a ajuda de Deus de forma grandiosa no meio dos refugiados.
É verdade que a integração de uma pessoa oriunda de um contexto cultural e linguístico totalmente diferente é um enorme desafio. No entanto, refiro o exemplo motivador de um jovem casal cristão. Eles são verdadeiros multiplicadores, pois ajudam outros refugiados em desafios diários e burocráticos, bem como com o sistema de saúde. Recentemente, o jovem desafiou-me a organizar uma formação online de capacitação em jardinagem e agricultura para uma turma de refugiados. Eles estão motivados, pois têm experiências nestas atividades e querem treinar o que lhes é ensinado teoricamente.
Oremos para que, em breve, se possam abrir portas relativamente a um espaço físico, onde estes formandos poderão praticar o que estão a aprender e também possam investir em relacionamentos com outros refugiados que necessitem de ajuda.”
João
Para mais informações, contactar: refugiados.aliancaevangelica@gmail.com