• Siga-nos nas redes sociais

Convenção Baptista Portuguesa celebra centenário

Convenção Baptista Portuguesa celebra centenário

600 200 Aliança Evangélica Portuguesa

“Pelas 10 horas do dia 18 de novembro de 1920, achando-se presentes os representantes das igrejas baptistas portuguêsas em Viseu, Tondela e Leiria, o irmão missionário João J. Oliveira, relator do programa, deu início aos trabalhos da 1.ª Convenção Baptista Portuguêsa com a 1.ª Igreja Baptista no Pôrto, no Tabernáculo Baptista.” (Acta 1ª)

Foi assim o primeiro momento de uma comunidade de igrejas baptistas com o propósito de tomar decisões em comum. Em primeiro lugar, a decisão de servir ao único Senhor, Jesus Cristo. A decisão da importância do evangelho para o povo em Portugal. A decisão de cooperar na obra do Reino para crescimento do povo baptista. A decisão de publicar um jornal que pudesse contar os feitos realizados e os alvos atingidos. A decisão de fundar uma instituição teológica que pudesse formar e preparar obreiros para a Seara do Mestre. A decisão de partilhar com várias Juntas Missionárias Baptistas internacionais as necessidades espirituais do povo português de forma a poder contar com a colaboração de outros irmãos baptistas para levar Portugal a Cristo. A decisão de nomear o primeiro missionário da CBP para a região de Tondela. A decisão de reunir os recursos financeiros através da “Grande Campanha Baptista Portuguesa” para o sustento da Obra do Reino.

Ao longo de 100 anos, foram estes os pilares da cooperação que contribuíram para a comunidade de 74 igrejas e várias missões que hoje celebramos. Que o legado que nos tem sido entregue possa continuar a ser sustentado pelos planos, vontade, graça e a misericórdia do nosso Deus.

Nestes tempos tão desafiantes para a Igreja de Cristo, que possamos continuar a ser testemunhas vivas e fiéis do único Deus, num só espírito, prestando-Lhe toda a honra e glória.

“Assim também nós, conquanto muitos, somos um só corpo em Cristo e membros uns dos outros.” – Romanos 12:5

error: Conteúdo Protegido!