A frase de Jesus “Fui estrangeiro e vocês me acolheram” (Mateus 25:35) soa aos nossos ouvidos hoje tão viva e actual.
A igreja de Cristo foi presenteada com uma oportunidade ímpar para acolher o seu próximo. Este “próximo” é, nesta ocasião específica, de uma cultura bem diferente, como o judeu o era do samaritano, em Lucas 10, mas foi por ele ajudado. O “vai e faz o mesmo” de Lucas 10 é uma ordem de Deus e não um convite.
Nestes dias, o Senhor chama-nos a ajudar os refugiados que recebermos em Portugal (cerca de 4000) e não só.
Enquanto cristãos e cidadãos, poderemos fazê-lo em várias vertentes, de acordo com o estabelecido pela PAR (Plataforma de Apoio aos Refugiados http://www.refugiados.pt ). Esta Plataforma dispõe da informação, medeia e formaliza em Portugal todos os esforços da sociedade civil em prol desta causa.
Assim, a Aliança Evangélica vem desafiar a sua igreja/associação/organização a acolher uma família de refugiados de acordo com os requisitos apresentados na PAR. Para oficializar o seu interesse em ser uma organização anfitriã, vá a http://www.refugiados.pt/como-ajudar/ e preencha o formulário. A Plataforma procura IPSS’s, Autarquias, Associações, Instituições Religiosas, Escolas que assumam (sozinhas ou em parceria umas com as outras) a responsabilidade face a uma família concreta providenciando alojamento adequado, alimentação, apoio no acesso ao mercado de trabalho, no acesso à educação, à saúde e à aprendizagem do português.
A Aliança Evangélica disponibiliza apoio para esclarecer algumas dúvidas que possam surgir, através do e-mail refugiados.aliancaevangelica@gmail.com. A Aliança Evangélica gostaria igualmente de conhecer todo o trabalho que está a ser realizado a nível evangélico, em favor dos refugiados, para que possa mobilizar a comunidade cristã no sentido de canalizar donativos financeiros ou em géneros para organizações evangélicas credenciadas que estão a atuar no terreno, junto desta população específica.
Desta forma, a Aliança Evangélica sugere que:
1) Escreva para o e-mail refugiados.aliancaevangelica@gmail.com e descreva o que a sua organização/igreja planeia e pode fazer para ajudar.
2) Se não pode colaborar no terreno mas quer apoiar financeiramente as igrejas/ instituições evangélicas que o fazem, faça-o para NIB 0033-0000-45282173896-05 (Millennium BCP) da Aliança Evangélica. Para mais fácil identificação, agradecemos que nos envie o comprovativo da transferência bancária efetuada para o e-mail: refugiados.aliancaevangelica@gmail.com. Caso pretenda Recibo do Donativo para efeitos de IRS, queira por favor indicar-nos também nome, o endereço postal e o número de identificação fiscal (NIF). O valor doado será dedutível no IRS, no caso de pessoas singulares.
3) Ore para que esta seja uma forma da igreja de Cristo mostrar o Seu amor aos que mais precisam.
4) Divulgue esta oportunidade de genuíno serviço cristão na sua comunidade.
5) Se é professor de português ou profissional de saúde e gostaria de ajudar inscreva-se como Voluntário na Plataforma. A sua disponibilidade será canalizada para as instituições que necessitarem.
Este é o momento e a oportunidade para fazermos brilhar a Sua Luz. A pergunta é: e se fosse eu a fugir da guerra? Com certeza gostaria de ser acolhido e ter a oportunidade de ver crescer os meus filhos em paz.
Nós podemos fazer a diferença, com Cristo. É tempo de agir!
Mais info: refugiados.aliancaevangelica@gmail.com / 214 549 003 / www.aliancaevangelica.pt
Para ler a Tomada de Posição do Presidente da AEP clique aqui
Para conhecer o Parecer da Aliança Evangélica Europeia sobre este assunto, clique aqui.