• Siga-nos nas redes sociais

O poder de Deus aperfeiçoa-se na tua fraqueza – Celeste Farinha

O poder de Deus aperfeiçoa-se na tua fraqueza – Celeste Farinha

960 640 Aliança Evangélica Portuguesa

Quando fui convidada a escrever este artigo, a minha resposta imediata, mas graças a Deus silenciosa, foi: não. Poucos minutos depois, recebi uma mensagem do meu local de trabalho a informar-me que daí a cinco dias eu teria uma formação para dar nos escritórios centrais a um grupo de colegas, na sua maioria desconhecidos. O foco das palestras fora construído a pensar na função e nos desafios com que nos deparamos no dia-a-dia, no nosso local de trabalho. Reclamei: “Pensam que eu não tenho problemas suficientes”? Orei: “Senhor, sou tua filha, sirvo-te fielmente e estou com tantas situações a atribular-me e agora ainda tenho que ir falar de coisas das quais me sinto vazia.” Senti-me subcarregada, frágil e cansada tinha até vontade de chorar, e foi aqui que o Senhor me deu o tema para este artigo e eu nem tinha como dizer não.

Eu senti que estava a ser o terreno fértil para o Senhor fazer algumas mudanças em mim antes que eu fosse tentar ajudar alguém. Provérbios 24:10 diz que se eu me mostrar frouxa no dia da angústia, a minha força será pequena.

Às vezes, como cristãos, achamos que não temos que passar por problemas e reclamamos contra Deus, e ainda somos ousados ao ponto de, quando um irmão nosso está a passar dificuldade, pensar que provavelmente ele não estará a ser fiel a Deus. Quando a nossa primeira filha faleceu, uma senhora crente veio visitar-me e a determinada altura perguntou-me se eu podia confidenciar-lhe aonde foi que eu pequei para que Deus me fizesse aquilo.

Os cristãos devem sofrer ou estar isentos de problemas? Se eu tivesse todo o dinheiro do mundo, será que eu poderia fazer os problemas desaparecer? A verdade é que vivemos num mundo caído e sempre teremos problemas. Todos enfrentamos problemas. A boa notícia é que o nosso Deus é maior que os nossos problemas. Uma coisa que descobri é que quando eu não estou a tratar de problemas meus, eu estou a tentar resolver os de outra pessoa.

Jesus foi perfeito e sem pecado mas, pelo facto de ter vindo viver num mundo caído, Ele enfrentou uma série de desafios com os quais teve que lidar. A notícia fantástica é que Jesus conquistou e superou todos os problemas que podemos imaginar (João 16:33). Gosto de chamar desafios aos problemas, sinto-me mais corajosa para os enfrentar, e são realmente desafios. Jesus não estava imune aos problemas e desafios da vida. Ele foi tentado, testado, acusado, traído.

Há um provérbio Indiano que diz que águas calmas não produzem bons marinheiros. Aceitar os desafios, sabendo que maior é o que está em nós do que aquele que está no mundo, fortalece-nos. Quando eu olho para trás e vejo como o Senhor, ao longo destes anos, agiu e tem agido na minha vida em situações tão difíceis, eu sinto-me privilegiada e mais forte. Sinto-me importante, uma personagem principal no filme real desta vida, e sei que a história sempre acaba bem.

Existem crentes modernos que procuram uma vida cristã livre de problemas. Jesus, os apóstolos e, mais tarde, os discípulos ensinaram que a enfase é aceitar as tribulações em harmonia e confiança com o Nosso Senhor.

Sempre que somos capazes de colocar o Senhor como o nosso companheiro número um nos grandes desafios, eles vão produzir crescimento e fortalecimento espiritual.
Hoje, nas mensagens que recebo diariamente no WhatsApp, estava uma que dizia: “Nunca deixes de acreditar em dias melhores, porque milagres acontecem todos os dias.” É claro que isto é bonito de ler e não tenho qualquer dúvida que me foi enviada cheia de amor, mas olhemos só o que diz a palavra de Deus: “Meus irmãos, tende por motivo de toda a alegria o passardes por várias provações.” (Tiago 1:2) É verdade, mesmo. o Senhor dá-nos paz, dá-nos crescimento e deixa-nos ver o Seu poder a agir em nós. Neste momento, um sem-número de situações veio à minha mente em que o Senhor me deixou passar por situações muito complicadas e me mostrou resultados tão lindos e edificantes.

“E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações, sabendo que a tribulação produz paciência e a paciência a experiência; e a experiência a esperança e a esperança não traz confusão, porque o amor de Deus está derramado no nosso coração pelo Espírito Santo que nos foi dado.” (Romanos 5:3-5) Algumas versões dizem que as tribulações produzem perseverança e a perseverança produz carácter. Deus quer moldar o nosso carácter para sermos mais como o Seu Filho.

Há uns anos atrás, quando o meu marido e eu preparávamos as coisas para irmos para o campo missionário na Namíbia, eu comecei a ler algumas coisas sobre o país e li acerca das “Black Mamba” que proliferavam no Norte. Senti calafrios, porque íamos exatamente para o Norte e levávamos as nossas filhas ainda tão pequeninas e iríamos viver numa caravana. Orei, manifestando os meus medos ao Senhor. Naquela altura usávamos uma ajuda para o nosso devocional “O nosso Pão Diário”. O assunto naquele dia tinha a ver com segurança em Jesus. No rodapé do devocional estava escrito o seguinte pensamento: “Segurança não é viver na ausência do perigo, mas no meio do perigo com a presença de Deus.” Imediatamente, eu traduzi para mim: segurança não é viver onde não há cobras, mas no meio das cobras com a presença de Deus. Isto foi tão real. Cheguei a ver algumas no nosso quintal, mas nunca fomos atingidos.

Problemas sempre os teremos mas precisamos de aprender a viver os problemas com a presença de Deus. Será bastante proveitoso também aprendermos com os que enfrentaram a vida com coragem e saíram vitoriosos.

David suportou a fúria de um rei, ataques dos inimigos, o roubo da família. É visível a angústia emocional em alguns Salmos que escreveu. Contudo, nada disso destruiu a seu relacionamento com Deus. No Salmo 27:1 ele revela que a sua força vem de Deus e por isso ele não tem medo de nada.

Job sofreu tanto, e não sabia porque é que aquilo lhe estava a acontecer. (Job 3:3, 11). Mesmo assim, ele manteve-se íntegro e fiel ao Senhor. Augusto Cury, no seu livro “Treinando a emoção para ser feliz” escreveu algo espetacular: “Ser feliz não é ter uma vida perfeita; ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de tantos desafios, perdas e frustrações; ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e tornar-se o autor da própria história.”

Estamos cá para um propósito que vale a pena. Ninguém chegou a este mundo por engano. Podemos não ter chegado da forma que Deus queria mas a Palavra de Deus diz-nos que antes de sermos formados Ele já nos amava. (Salmo 139).

O nosso Senhor providenciou muitas ajudas para enfrentarmos com coragem os desafios atuais. Precisamos de estar alerta, olhar como foi que outros corajosos servos de Deus antes de nós já venceram e fizeram impacto no nosso mundo. Podemos imitá-los e podemos depois dizer como o apóstolo Paulo: Somos derrubados mas não destruídos. Não desistimos e seremos renovados. (2 Coríntios 4:9,16)

 

Celeste Farinha
Auxiliar de Acção Médica

error: Conteúdo Protegido!