• Siga-nos nas redes sociais

Levantemo-nos e edifiquemos

Levantemo-nos e edifiquemos

895 720 Aliança Evangélica Portuguesa

As imensas torres do World Trade Center, conhecidas como torres gémeas, desmoronaram-se como se de um castelo de cartas se tratasse. Eram torres imensas, preparadas até para muitos embates… Contudo, pequenos pormenores na tecnologia de ponta foram descurados e a tragédia aconteceu.

Dizem os entendidos que os embates poderiam ter causado vítimas, muitas, mas o desmoronar foi o maior assassino de tanta gente. Tudo porque ninguém se lembrou que, se uma aeronave embatesse no edifício, o combustível que a aeronave transporta iria provocar um sobreaquecimento enorme, que fez com que as proteções do calor nas vigas fossem deslocadas e arrastassem tudo atrás de si.

Lembra-me as nossas vidas, construídas com cuidado e afinco… Pensamos nós que nenhum pormenor foi descurado. Tal como as torres, o embate faz-nos vacilar, mas aquilo em que nós não pensámos nem ponderámos, pode fazer-nos tombar.

Um embate pode ser muita coisa: o falecimento de um ente querido, uma separação inesperada, uma condição de saúde grave, problemas com os filhos… Afinal, estava tudo bem, era um dia como outro qualquer… E tudo se desmoronou. O que levou anos a construir, é desfeito em pedacinhos, muitas vezes pequenos demais para “colar”.

Todavia, naquele chão “maldito” por muitos, ergueuse um memorial aos que partiram de uma forma tão injusta, e outras torres se construíram, de novo. Muitos dos que lá passam e moram, dizem que apesar de tudo novo, há uma ferida que não se esquece não só pelos nova iorquinos mas também pelo mundo. Como reconstruir num solo tão “queimado”, como reconstruir por cima de cinzas e lágrimas?

Talvez algumas de vós pensem nas vossas vidas assim… Como reedificar esta vida tão cheia de lágrimas e cinzas… Como reconstruir o que duvidamos se se manterá de pé?

Neemias pensou assim quando viu tudo caído… os muros da cidade… a proteção, o abrigo…tudo desaparecera. (Neemias 1,2) O que fez ele? Orou ao Deus que sempre o ouvira, clamou com uma tristeza de coração visível até ao rei (2:2) e Deus o ouviu. Foi esse Deus que amaciou o coração do rei para que Neemias levasse a cargo aquela grande tarefa. Deus providenciou a passagem com cartas do rei, Deus providenciou as pessoas certas para que o ajudassem, e Deus providenciou tudo o que era preciso para reconstruir. E, com fé, avançou: “O Deus dos céus é o que nos fará prosperar: e nós, seus servos, nos levantaremos e edificaremos.” (Neemias 2:20)

As nossas vidas são muitas vezes como muralhas tombadas, como torres destruídas, mas são também o lugar onde Deus pode ordenar a bênção, onde Deus pode trocar as tuas cinzas por gozo, o lugar onde pode secar as tuas lágrimas.

Acham que alguma coisa é impossível ao nosso Deus? Eu também acho que não. “Para Deus todas as coisas são possíveis”. (Mateus 19:26)

Fiquem bem, minhas queridas.

Elisa Miguez

Responsável pela Associação Vida Abundante na Lousã

error: Conteúdo Protegido!