7 e 8 de Abril de 2018 – a data que vai ficar para sempre marcada na história de quase 2000 pessoas que decidiram, nesses dias, entregar as suas vidas a Jesus no decorrer do Festival da Esperança, que se realizou pela primeira vez em Portugal, no Campo Pequeno. Contas feitas, foram 4 sessões (inicialmente apenas estavam 2 programadas, mas com a grande afluência, duplicaram), 27.800 participantes, 1.944 decisões (das quais 771 online), 73.000 acompanharam pela internet em 58 países. Foi um fim-de-semana simplesmente único e inesquecível, na história da nossa nação e do povo evangélico!
O Festival da Esperança tem acontecido já há muitos anos, tendo marcado presença nos EUA, Japão, Noruega, Espanha, Brasil e outros países e aconteceu agora pela primeira vez em Portugal, promovido pela Billy Graham Evangelistic Association em parceria com a Aliança Evangélica Portuguesa e as igrejas locais.
Franklin Graham foi o pregador convidado, filho do emblemático evangelista Billy Graham, o “Pastor da América” que faleceu no passado mês de fevereiro. O Festival contou também com grandes participações musicais, nomeadamente Héber Marques (da banda dos HMB), Ana Paula Valadão, Tommy Coomes Band, Dennis Agajanian e ainda o Hope Choir (Um mega coro Gospel com 450 vozes, de diferente igrejas de norte a sul do país). A apresentação ficou a cargo de Adelaide de Sousa. E foi possível ouvir também os testemunhos do desportista Bebé e do músico e escritor André Prim.
Foram mobilizadas mais de 400 igrejas evangélicas. Milhares de crentes convidaram amigos e familiares para ouvirem falar do grande amor de Deus por cada um de nós e do perdão que Ele nos oferece para os nossos pecados. Jesus veio ao mundo para morrer por nós na cruz e, porque Ele ressuscitou, há esperança!!! Esperança para uma nova vida com propósito e em paz com Deus. Foi esta bendita ESPERANÇA que foi anunciada em alta voz, para que todo aquele que crê em Jesus, não se perca, mas tenha a vida eterna!
Muitas centenas de crianças, jovens, adultos e idosos foram à frente, em cada sessão, dizendo “Sim” a este apelo, decididos a começar (ou a recomeçar) uma nova vida com Cristo, crendo nEle como seu único e suficiente salvador. Não se tratou de religião, mas de dar lugar a um relacionamento sincero e pessoal com Jesus. Caberá, agora, às igrejas locais envolvidas dar o respetivo acompanhamento a cada um destes recém-convertidos, ajudando-os a prosseguir nesta caminhada de fé e esperança que, a seu tempo, dará frutos.
Acima de tudo, é de sublinhar a tremenda gratidão a Deus por esta oportunidade de união das igrejas evangélicas portuguesas para anunciar o evangelho. Jesus é, sem dúvida, a razão da nossa esperança!
Autoria: Sara Narciso – AEP Comunicações
Fotografias: BGEA.org