• Siga-nos nas redes sociais

Apoio aos Refugiados da Ucrânia: como podemos ser comunidades de Acolhimento

Apoio aos Refugiados da Ucrânia: como podemos ser comunidades de Acolhimento

670 778 Aliança Evangélica Portuguesa

Foi no passado dia 24-02-2022, que começou a invasão da Rússia à Ucrânia. O ataque levou a que mais de 3 milhões de pessoas já deixassem a Ucrânia, na sua maioria mulheres e crianças.  É o maior movimento de refugiados desde a II Guerra Mundial. São famílias separadas, traumas e pessoas que procuram a paz e desejam encontrar o seu lugar e a sua integração em todos os países da Europa, pelo menos enquanto a guerra durar. 

É tão bonito ver a onda de solidariedade que se tem levantado no nosso país e, especialmente, dentro da comunidade evangélica para apoiar os refugiados. Esta solidariedade tem decorrido em quatro vertentes principais: envio de carrinhas com bens para entrega nas fronteiras e resgate de refugiados para Portugal, recolha de bens juntamente com organizações que apoiam nas fronteiras ou com as autarquias que depois levarão os bens até às fronteiras, apoio financeiro às organizações no terreno e acolhimento de refugiados

A grande maioria das igrejas evangélicas tem estado envolvida e já foram enviadas várias carrinhas, resgatados e alojados dezenas de refugiados, doados milhares de euros… e muito mais! Contudo, e a par deste maravilhoso movimento de amor de Deus manifestado em forma prática, é preciso trabalhar sempre em articulação com as entidades oficiais para acautelar todos os aspetos legais de regularização dos cidadãos ucranianos no nosso país. 

Assim, partilhamos algumas informações úteis, nomeadamente da parte do ACM (Alto Comissariado para as Migrações) e do SEF: 

– O ACM criou um e-mail específico para receção de pedidos e ofertas de disponibilidade de alojamento, trabalho e outras, através do seguinte endereço de email: sosucrania@acm.gov.pt

– Através do Núcleo de Ligação às Associações está a ser feita toda a articulação com as Associações Ucranianas, através do seguinte endereço de e-mail: associativismo@acm.gov.pt (São serviços de suporte do ACM os que integram a Rede Nacional de Apoio à Integração de Migrantes, composta por 4 Centros Nacionais de Apoio à Integração de Migrantes – CNAIM – e uma rede de 143 Centros Locais de Apoio à Integração de Migrantes – CLAIM – que irão centralizar a informação no terreno, partilhar informação útil e encaminhar os cidadãos para os devidos serviços.

Linha de Apoio ao Migrante (LAM) e Serviço de Tradução Telefónica (STT), nomeadamente ucraniano, disponíveis através de chamada telefónica nos dias úteis, de segunda a sexta-feira, entre as 09h00 e as 20h00 e sábado das 09h00 às 17h00:

–  (+351) 218 106 191

–  https://www.acm.gov.pt/-/servico-de-traducao-telefonica

(idiomas e funcionamento da STT)

– O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras também lançou o portal https://sefforukraine.sef.pt/  para facilitar e simplificar os Pedidos de Proteção Temporária (disponível em português, inglês e ucraniano)

Para quem conhece alguém nas fronteiras, especialmente familiares de cidadãos ucranianos, que estão desesperados por sair da Ucrânia, lembrem-nos dos cuidados a ter quando saem para algum país europeu: sair com uma organização devidamente credenciada, com alguém conhecido de facto e identificado. As redes de tráfico de seres humanos operam no meio do desespero, oferecendo transporte, alimentação e alojamento, que pode na realidade ser a entrada para uma espiral de escravidão da qual será dificil sair. Já foram reportados casos de desaparecimentos de crianças, infelizmente, nas fronteiras da Ucrânia.

Assim, apelamos a toda a comunidade evangélica que continue este bom testemunho de solidariedade, mas, em todas as coisas, atuemos de acordo com as indicações das autoridades, para que proporcionemos a este povo com tão grande sofrimento, um acolhimento e ajuda em paz e segurança. 

A Aliança Evangélica gostaria muito de conhecer todas as iniciativas que as suas associadas estão a fazer em favor do povo da Ucrânia, para podermos partilhar melhor esta verdadeira onda de solidariedade e amor (brevemente disponibilizaremos essa informação). Podem fazê-lo por e-mail: refugiados.aliancaevangelica@gmail.com

Acolhamos os cidadãos ucranianos com sendo um de nós (Levítico 19:34) pois todos dependemos da ajuda de Deus!

Elsa Correia

Assessoria de Apoio aos Refugiados da AEP

error: Conteúdo Protegido!