Junte-se a nós em 2020, de 1 de Março a 9 de Abril (40 dias)
MOTIVAÇÕES
Existe hoje um Movimento Global que estimula o Jejum, a Oração e o mergulho nas Escrituras. Um dos focos deste Movimento Global de consagração do povo de Deus é a busca de um avivamento.
Uma das vozes que tem feito ecoar esta chamada é a de Lou Engle, intercessor por reavivamento e co-fundador visionário do The Call, um movimento de oração e jejum responsável por reunir centenas de milhares em todo o mundo, inspirado no exemplo do evangelista Bill Bright, um dos grandes catalisadores do retorno à prática moderna do jejum e oração na Igreja.
Essa visão não é dirigida por um homem, ou por um ministério. Centenas de líderes ao redor do mundo estão e irão soprar o propósito desta consagração, cheios de fé, para suas próprias nações, cidades e igrejas, de acordo com a sensibilidade de cada líder.
“A sua nação tem um dom redentor de abençoar todas as outras nações. A unidade é a porta para a manifestação deste dom.” (Lou Engle)
Cada um de nós deve dar um passo adiante.
Faz sentido o mundo inteiro orar por Portugal,
e nós não sermos dos mais empenhados?
Em 2 Reis 13:14-19, o Rei Jeoás (na tradução de Almeida) foi visitar Eliseu, que estava doente da doença que haveria de morrer. Jeoás não tinha o hábito de procurar a voz profética, mas quando apertado, gostava de a conhecer.
Quando conduzido por Eliseu com instruções detalhadas ele sabia corresponder (vs. 15- 17).
Mas quando entregue a si mesmo sem uma direção tão clara, ele não sabia posicionar-se e só disparou 3 flechas, ferindo o chão três vezes. Se ele soubesse que estava a decidir o futuro dele, teria disparado mais vezes, as cinco ou seis que o profeta queria.
INTENÇÕES
Os que já sabem jejuar devem levar o seu jejum a um novo nível. Os que ainda não sabem devem experimentar para começarem a aprender.
Os que sabem orar devem elevar a sua intercessão até onde ela ainda não foi, e os que não sabem orar devem ser convidados a experiências enriquecedoras como os Trios de Oração, onde aprenderão a orar para além das suas necessidades pessoais, orações com alcance missionário.
Se Deus respondesse a todas as orações que fizemos esta semana o que mudaria? Talvez, só a minha vida, porque não tenho o hábito de orar sempre pela unidade do povo de Deus, por missões, por discipulado, por alcance de vidas.
Os que sabem e têm o hábito de ler a Bíblia devem mergulhar na Palavra com uma nova intensidade, e os que ainda não fazem disso o seu estilo de vida devem experimentar dar esses mergulhos para descobrirem o Deus que fala pela Sua Palavra.
AÇÕES
Para tal, existirão diferentes modalidades de jejum adequadas à maturidade e à saúde de cada um. O mesmo acontecerá relativamente à Oração e ao mergulho na Palavra.
No jejum: 1) alguns farão jejum total, mas limitado a períodos de 3 dias; 2) outros irão aventurar-se a um jejum com água apenas; 3) outros, ainda, atravessarão essa experiência com sumos de frutas e vegetais, para irem repondo as vitaminas e os sais minerais; 4) outros, farão o jejum de Daniel, com vegetais e frutas; 5) enquanto outros suprimirão uma refeição principal ou reduzirão as suas refeições diárias a apenas uma; 6) os que não podem ou não conseguem de todo fazer jejum, suprimirão algum alimento de que gostam muito como uma oferta de consagração a Deus, cada uma na sua dimensão; 7) podendo ser incluídos jejuns de televisão, séries, redes sociais, para criar momentos de encontro com nosso Deus, subtraindo as distrações.
Na Oração, desafiaremos as pessoas a envolverem-se em Trios, a orarem 10 a 15 minutos ao se levantarem e noutros momentos ao longo do dia, além de participarem de Vigílias e de Semanas de Oração que as suas igrejas locais promovam.
Nos Trios de Oração, pedimos a que cada pessoa que deseja envolver-se: 1) arranje dois companheiros de oração, 2) assuma a responsabilidade de conversar com frequência com Deus a respeito do mundo em que vive, 3) reconheça a relevância de orar com outros cristãos, 4) aprenda a ajudar os outros cristãos e a si mesmo a ter uma vida de oração eficaz.
Os Tempos de Oração podem ser de 30 minutos uma vez por semana e focarão: 1) o crescimento espiritual de cada membro do grupo e das respectivas igrejas, 2) a salvação dos amigos e familiares e 3) o trabalho mundial de Deus, escolhendo cada um deles um país, apoiando em oração ministérios e pessoas especificas desse país.
Na Leitura Bíblica, recorrendo a Apps como a YouVersion, proporemos desafios como: a leitura do Novo Testamento em 40 dias, para os leitores mais avançados (7 capítulos por dia). Ou desafios menores, para os menos experimentados como: ler os Evangelhos em 40 dias (3 capítulos por dia). Ou apenas o Evangelho de Marcos e o Livro de Atos (1 capítulo por dia). Ou apenas o Evangelho de Marcos ( meio capítulo por dia), para os completamente inexperientes.
Para fortalecer a nossa visão bíblica e melhor compreendermos o que lemos, podemos visualizar os vídeos produzidos pelo The Bible Project do Novo Testamento e do Velho Testamento, que já dispõem de legendas em português e são um forte estímulo para nos apaixonarmos pelo texto, mesmo sem contacto prévio com a Bíblia.
A força desta estratégia deve ser confiada às crianças, aos adolescentes e aos jovens, cabendo aos adultos criar o suporte para o que eles vão desenvolver, orando por eles, mentoreandoos, encorajando-os, capacitando-os, investindo neles, afirmando-os, protegendo-os e nutrindo-os.
Deus chama-nos para tomarmos uma posição e é importante reconhecermos o tempo da nossa visitação.
Este é o tipo de iniciativa em que podemos ter e expressar a nossa unidade no Corpo de Cristo!