• Siga-nos nas redes sociais

Dicas para poupar

Dicas para poupar

1422 948 Aliança Evangélica Portuguesa

Em qualquer situação, precisamos de aprender a poupar. Podemos ganhar mais ou menos, mas há que ter a noção que o dinheiro não é eterno. Assim, pensei recolher uma série de dicas de poupança que possam, de forma prática, ser úteis a todas nós. Porque “Qual de vocês, se quiser construir uma torre, primeiro não se assenta e calcula o preço, para ver se tem dinheiro suficiente para completá-la?” (Lucas 14:28). Há que saber utilizar o nosso dinheiro com sabedoria. Que Deus nos ajude.

1 – Aponte todas as despesas mensais. Assim, irá conseguir identificar melhor os gastos que podem ser evitados e outros que podem ser otimizados.

2 – Não descure as pequenas poupanças, as pequenas despesas. Uns cêntimos todos os dias, fazem a diferença ao fim do mês (e do ano).

3 – Leve o lanche e o almoço de casa. Pode ser muito tentador não gastar tempo a preparar a comida para o dia seguinte, mas o que poupa levando a sua refeição de casa, pode compensar para utilizar noutras despesas que realmente sejam imprescindíveis.

4 – Tome o pequeno-almoço em casa. Para além de ser saudável e uma ótima forma de começar a perder peso, investir num pequeno-almoço em casa é uma forma de poupar dinheiro, diariamente.

5 – Faça uma lista de compras. Seja para o supermercado, para presentes ou para roupa. Uma lista evitará que faça compras por impulso e restringirá gastos.

6 – Cuidado com o cartão de crédito. Se não controlar as despesas efetuadas desta forma, então desista dos seus cartões de crédito.

7 – Resista ao marketing agressivo. Muitas vezes não precisamos de determinado bem, mas por causa das “promoções” tão divulgadas acabamos por adquirir algo que, de facto, não necessitamos.

8 – Não deite comida fora. Use a criatividade para reutilizar as sobras da refeição anterior.

9 – Reutilize os seus sacos das compras. O ambiente agradece e o seu bolso também!

10 – Reavalie periodicamente as suas despesas mensais fixas. Água, eletricidade, comunicações… Reveja as opções possíveis do mercado e escolha a mais vantajosa para si.

11 – Estipule um valor mensal para colocar de lado e faça-o! Seja numa conta poupança ou no mealheiro, é importante estabelecer o hábito e não desistir.

12 – Adote hábitos de poupança de água e eletricidade. Corrija as anomalias (por exemplo, uma torneira a pingar…)

13 – No supermercado: compre produtos de marca branca; não se apresse com os cupões; não vá às compras com fome.

14 – Na hora de comprar, cuidado com as armadilhas: os lojistas colocam os produtos mais baratos nas prateleiras de cima ou em baixo, longe da linha dos olhos. Os produtos mais caros estão ao meio, onde os compramos mais facilmente…

Espero que esta “listinha das compras” a tenha ajudado. Mas ela pretende ser mais do que uma “listinha” de entre as muitas que já temos. Pretende transmitir alguma sabedoria… Pois  Com sabedoria se constrói a casa, e com discernimento se consolida.


Pelo conhecimento os seus cômodos se enchem do que é precioso e agradável.” (Provérbios 24:3,4). Para tudo precisamos de sabedoria, até para poupar.

 

Elsa Correia Pereira

Socióloga

error: Conteúdo Protegido!