• Siga-nos nas redes sociais

Aprender? Sempre – Elsa Correia Pereira | Global Leadership Summit

Aprender? Sempre – Elsa Correia Pereira | Global Leadership Summit

985 554 Aliança Evangélica Portuguesa

Gosto muito do versículo da Bíblia que descreve a capacidade dos elementos da tribo de Issacar, ao serviço de David, de discernir o melhor caminho a tomar perante a incerteza dos tempos: “Da tribo de Issacar, 200 chefes com seus parentes. Todos eles entendiam bem os acontecimentos daquele tempo e sabiam qual era o melhor caminho para Israel seguir.” (I Crónicas 12:32).

Tenho a certeza que precisamos hoje ser como estes homens da Tribo de Issacar. Precisamos de aprender as características dos tempos, e, com a ajuda de Deus, tomar as melhores decisões para orientar a nossa família, a nossa empresa, os nossos alunos, a nossa igreja – e a nós próprias!

Creio firmemente na orientação e inspiração do Espírito Santo para os nossos dias. Creio também que a Igreja, orientada pelo mesmo Espírito de Cristo, pode ser luz para o mundo trazendo à consciência de muitos, temas atuais, incontornáveis e importantes, e preparando-nos para encará-los com frontalidade, e sermos luz e sal em meio a problemas tão difíceis de resolver.

Assisto a uma formação de qualidade de topo e com oradores de nível mundial, o Global Leadership Summit (GLS), desde 2008, em Portugal. Este ano, tive o privilégio de assistir ao vivo, nos Estados Unidos, onde tudo começou, há 25 anos. A visão é mostrar que a Igreja e os cristãos têm capacidade e ferramentas que podem iluminar outros, orientar, ajudar a gerir equipas, a comunicar melhor, a sermos mais eficientes e eficazes na gestão de recursos.

Impressionaram-me os testemunhos de alguns países que souberam muito bem utilizar estes recursos de qualidade para aproximar a comunidade da Igreja, e mostrar que esta última não está só interessada em angariar fiéis para dentro de portas (sim, infelizmente acho que é assim que muitas pessoas olham para a Igreja). A Igreja pode e deve interessar-se pela comunidade, perceber junto das autoridades “O que podemos fazer juntos?” “Quais as áreas em que a comunidade precisa de aprender?” “Quais as áreas em que podemos ensinar?” “Quais as lacunas?”. Alguns países utilizam as palestras do GLSummit para falar de valores de honestidade e integridade, quando é comum haver corrupção. Outros países, passam algumas palestras do Summit em meio prisional tendo resultados positivos na redução de conflitos internos, por exemplo. Outros países ainda, descobriram áreas em que o Summit poderia acrescentar valor na sociedade (estou a lembrar-me de um país que utilizou uma palestra do Summit para ensinar valores de hospitalidade e amabilidade no Setor do Turismo, tendo obtido com isto um reconhecimento governamental pela qualidade do ensino prestado). Enfim, creio existir um cem número de possibilidades, que com a ajuda do Espírito Santo poderão significar aprendizagem e desenvolvimento pessoal para nós e para aqueles que estão à nossa volta. E existem tantos recursos que podemos utilizar atualmente para envolver outros, o GLS é um deles, mas há muito mais, pela graça de Deus.

Apesar desta formação ter no título “liderança”, o mote é que “Todos temos influência” – todos podemos desenvolver melhor as nossas competências pessoais, sociais e profissionais e ajudar os que estão ao nosso redor. Craig Groeschel (pastor), Bear Grylls (Apresentador de TV), DeVonFranklin (autor e produtor), Danielle Strickland (Ativista social), Patrick Lencioni (Consultor), Liz Bohannon (empreendedora social e empresária), Dr. Krish Kandiah (Home for Good), Todd Henry (Consultor de Liderança), Jia Jiang (Blogger) e Jason Dorsey (Millennial Speaker) foram alguns dos oradores que ouvimos e que poderá ouvir no Summit em Portugal nos dias 25 e 26 de Outubro (Lisboa) e 1 e 2 de Novembro (Porto).

Aprender é um ato de humildade. Mas é também a revelação de um desejo de crescer inerente à condição humana saudável. Conforme diz a Bíblia: “O coração do entendido adquire o conhecimento, e o ouvido dos sábios busca a sabedoria “ Provérbios 18:15.

Não deixe passar esta oportunidade (ou outras!) de aprender mais. Se quiser conhecer mais sobre o Global Leadership Summit, poderá assistir gratuitamente ao Taste of Summit no Espaço CriArte, em Carcavelos, no próximo sábado 7 de Setembro, pelas 15h. Bem vinda à aprendizagem!

 

Elsa Correia Pereira
Socióloga
Membro da EFN

error: Conteúdo Protegido!