• Siga-nos nas redes sociais

Presidente da República presente em Celebração Evangélica

Presidente da República presente em Celebração Evangélica

1280 853 Aliança Evangélica Portuguesa

Foi no passado dia 24 de dezembro que o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, esteve presente na celebração de natal da Igreja Evangélica de Sintra em Vila Verde, comunidade que está também a comemorar os 75 anos de envolvimento na vida social no município de Sintra. Foi um dia histórico, uma vez que foi a primeira vez que um Chefe de Estado Português visitou uma Igreja Evangélica e assistiu ao respetivo culto.

Como o próprio Presidente da República referiu em entrevista ao programa “Luz das Nações” da AEP, sentia-se em falta para com a comunidade evangélica por ainda não a ter visitado pessoalmente, sobretudo num tempo como este em que também se comemoraram os 500 anos da Reforma Protestante. Então, não haveria melhor oportunidade do que esta: a celebração do Natal. A propósito, Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou ainda o seguinte: “Os evangélicos têm um papel muito importante na comunidade em geral, na comunidade portuguesa em particular. Eu cá estou como presidente da república a agradecer esse papel. Porque contribuem, através do seu exemplo e testemunho, para o enriquecimento daquilo que é fundamental entre os portugueses que é a fraternidade, a solidariedade, o sentido comunitário uns para com os outros, e disso faz-se também aquilo que somos como Portugal”.

Também Vera Jardim, Presidente da Comissão para a Liberdade Religiosa esteve presente neste culto e afirmou o seguinte: “Acho que é uma obrigação por um lado e um prazer por outro estar presente em todas as comunidades que me convidam (…) Em especial, naturalmente, na comunidade evangélica que tem um peso especial em Portugal, através da Aliança e não só, em todo o mundo evangélico. É um dia histórico para esta comunidade que é a presença do Senhor Presidente da República”.

A  Aliança Evangélica representa em Portugal (segundo dados da Universidade Católica) 400 000 fiéis entre portugueses e residentes. Estes fazem parte dos 600 milhões que em todo o mundo são representados pela Aliança Evangélica Mundial. Segundo António Calaim, Presidente da AEP e também membro desta Comunidade em Vila Verde, “damos muitas Graças a Deus pelo empenho de Vossa Excelência, dedicação e sensibilidade, sem dúvida alicerçados nas Escrituras e na revelação divina. A presença de Vossa Excelência  junto das vítimas dos incêndios que lavraram e ceifaram mais de uma centena de pessoas foi e está a ser um conforto, exemplo e solução”.

O culto contou, como habitual, com música de louvor, participação das crianças da igreja, oração e ainda uma mensagem inspiradora sobre o nascimento de Jesus.

À saída, depois de assinar o Livro de Honra e receber algumas lembranças de diferentes entidades representativas do concelho, Marcelo Rebelo de Sousa confessou que saía daquele lugar “com o coração cheio”. E deixou ainda uma mensagem de ânimo e esperança para 2018.

A reportagem desta visita especial do Presidente da República pode ser vista no programa “Luz das Nações” da AEP na RTP2, no próximo dia 9 de janeiro, por volta das 15h. Entretanto, aqui fica um excerto deste encontro memorável, que está também disponível em www.aliancaevangelica.pt e na nossa página do facebook.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

 

Autoria: Sara Narciso – Assessoria de  Comunicação da AEP

error: Conteúdo Protegido!