Erro
  • O modelo visual não está disponível. Por favor contacte um administrador do sítio.

O Cuidado com o Ambiente

Tomada de Posição da AEP - “O Cuidado com o Ambiente”

21 Março – Dia Internacional das Florestas

22 Março – Dia Internacional da Biodiversidade // Dia Mundial da Água

Vivemos numa sociedade em que  o cuidado pelo ambiente, a preservação do que ainda existe é mais do que uma Moda. É uma urgência e uma necessidade assumida por todos. Os cristãos em geral, mas as Igrejas Evangélicas de Portugal em particular, assumem que têm um papel fundamental no reconhecimento do primeiro mandamento bíblico a ser dado à humanidade tendo cada um de nós de “lavrar e cuidar da terra” (Génesis 2:15) com implicações diretas nas nossas opções pois se não somos produtores, somos consumidores. Os erros destruíram tanto a relação de Deus com a humanidade como com o meio ambiente, tendo o mesmo ficado subjugado aos resultados da nossa escolha errada (Génesis. 3:17).

Em Dezembro de 2015, foi assinado um acordo sobre o clima (COP21), onde os governos dos países se comprometeram a não permitir que a temperatura média mundial aumentasse 2ºC, fazendo todos os esforços possíveis para não aumentar mais de 1,5ºC. Além disso todos os pontos do acordo serão avaliados a cada 5 anos, de forma a cumprir as metas propostas. Ainda foram colocadas diversas alíneas (embora voluntárias para cada país) na adopção de comportamentos, legislação e opções de cada estado.[1]

Jesus veio para reestabelecer a relação entre o homem e Deus e como consequência disso, para redimir toda a Criação e recuperá-la para si – Colossenses 1:16-20 para reestabelecer a relação entre o homem e Deus, e como consequência disso para redimir toda a Criação e recuperá-la para si, pois a paz conquistada pelo seu sacrifício foi para tudo o que foi criado e que continua a pertencer-Lhe. Se cremos e afirmamos que tudo o que existe foi criado por Deus, que é Deus que sustenta e que foi Deus que redimiu para si, então porque é que não nos juntamos a Deus em cooperar na proteção da Sua propriedade?

A Aliança Evangélica Mundial em conjunto com a rede do Movimento Lausanne – CUIDAR DA CRIAÇÃO, Tearfund, a Associação A ROCHA entre muitas outras organizações internacionais estiveram presentes na 21ª Conferência Sobre as Mudanças Climáticas (COP21) em Paris com o objetivo de trazer a voz dos evangélicos num assunto tão importante como o cuidado da criação.

A  Aliança Evangélica Portuguesa acredita que

  1. Cristo morreu de forma a reconciliar toda a criação do próprio Deus (Colossenses 1:20)
  2. Toda a criação pertence a Jesus (Colossenses 1:16, Salmos 24:1)
  3. Temos de cumprir o Grande Mandamento de amar a Deus e amar o que Deus ama (é difícil afirmar que amamos crianças com asma se somos nós que contribuímos para o aumento da poluição)
  4. A poluição, a destruição de habitats e espécies e das condições de vida e as alterações climáticas afetam primeiramente os mais desfavorecidos, e os cristãos são chamados para cuidar dos pobres e dos aflitos (Mateus 25:37-40)
  5. A Criação exibe a Glória de Deus. Se esta for destruída e desaparecer, e pior ainda se os cristãos forem complacentes com isso, como é que os outros poderão ver nela a Glória de Deus?

 

Direção da Aliança Evangélica Portuguesa em parceria com a Associação A ROCHA

18 de Março 2016

 

(1) o comunicado da Aliança Evangélica Mundial pode ser consultado aqui: http://www.worldea.org/news/4630/global-evangelical-leaders-welcome-paris-climate-agreement-as-historic-accomplishment

 

Se quiser conhecer outras Tomadas de Posição da AEP sobre outros assuntos, clique aqui.